-
Arquitetos: Jaime J. Ferrer Forés
- Área: 4460 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:José Hevia
Casas-pátio e meio ambiente: mat building
Como uma extensão do tecido urbano de Es Mercadal, caracterizada pela rede de ruas estreitas e pequenos pátios, o projeto foi concebido como um mat building, onde casa abrem-se para uma série ordenada de pátios e são ligadas por duas galerias de acesso. O volume do edifício é escavado de vários modos para ser preenchido com luz e ar.
O projeto evoca a tradição dos pátios e da racionalidade da construção tradicional que apoia-se na adaptação climática e na sabedoria ancestral da parede e da soleira. Confrontando o tráfego pesado que transcorre pela Round Way e desviando o tráfego do centro da cidade, o sistema de pátios proposto melhora a acústica da casa e assegura privacidade, além de atuar como um sistema de controle climático. Assim, o sistema de composição intensifica a ação do design passivo do edifício para facilitar a ventilação natural da casa e melhorar o conforto e o consumo de energia. Apesar do perímetro irregular, a composição das casas-patio busca a máxima serialização possível.
The project evokes the tradition of courtyards and the rationality of traditional construction which flows climate adaptation and ancestral wisdom of the wall and the threshold. Faced with the heavy traffic that crosses the Round Way and diverting traffic from downtown, the proposed patios system improves the acoustics of the house and ensures maximum privacy and acts as climate control system. Thus, the compositional system intensifies the action of passive design of the building in order to facilitate natural ventilation of the home and improve comfort and energy consumption. Despite the irregular perimeter, the composition of courtyard houses seeks maximum serialization.